Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte – Cáceres-MT

Linhas de Pesquisa

Ciência Cidadã e divulgação científica

O ser humano pode ser uma ferramenta para a coleta e interpretação dos dados ambientais. Assim, o LIPAN tem construído uma rede de cooperação com pescadores, piscicultores, proprietários de terras, pousadas, barcos hotéis, comunidade escolar, e os moradores das mais diversas regiões, tanto urbanos quanto rurais. Essas pessoas são fonte de informação que devem ser ouvidas e repassadas para além da comunidade científica, e o LIPAN tem desenvolvido um papel importante, dando voz às diversas vozes ambientais. É papel da ciência destacar as vivências do ser humano relacionando com o ambiente que o rodeia, seja aquele que é passado de geração para geração, quanto aquele que provêm de diferentes olhares.

Ver detalhes

Transformações ecossistêmicas

As ações antrópicas são as principais causas das diversas transformações ecossistêmicas recorrentes nos biomas de Mato Grosso, e com um impacto bastante intenso no Pantanal. Neste bioma, avaliamos o efeito das ações do ser humano na qualidade e quantidade da água, na dinâmica do Carbono, nos potenciais tóxicos, levando em consideração os diferentes níveis de complexidade biológica.

Ver detalhes

Ictiofauna

O monitoramento da pesca, o pescador e o reflexo das ações antrópicas sobre a ictiofauna, bem como a sua importância no contexto social são considerados nesta linha, objetivando manter o recurso para a geração atual e futura

Ver detalhes