O estado de Mato Grosso é formado pelas bacias hidrográficas Amazônica, Cerrado e Pantanal, ricas em água, biodiversidade e cultura. Neste sentido, o Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte – LIPAN, vem atuando desde 2012 principalmente avaliando a qualidade da água, a biota aquática e os ciclos biogeoquímicos.
O LIPAN é focado na compreensão das atividades desenvolvidas nas bacias hidrográficas, nas pessoas como um papel fundamental no uso, manejo e preservação ambiental. As ações realizadas são vinculadas ao Grupo de Pesquisa “Ecologia de Ecossistemas Aquáticos do Pantanal Norte. Diversidade, Paisagem e Sociedade”, e tem como objetivo principal a formação e aperfeiçoamento de recursos humanos.
Nosso grupo é interdisciplinar, envolvendo alunos da graduação, mestrado e doutorado, além de docentes das mais diversas áreas do conhecimento. Essa interdisciplinaridade proporciona um amplo engajamento nas atividades desenvolvidas pelo LIPAN, em um ambiente onde as diversas áreas do conhecimento se fundem.
O Pantanal é o nosso principal foco. Seus rios, baías e corixos, e toda a vida que o permeia. Entretanto, várias ações também são desenvolvidas para avaliar os efeitos sinérgicos entre os diferentes biomas Mato grossenses e o Pantanal.
Há de destacar, que nossas ações estão voltadas para a área ambiental, contribuindo, principalmente na formação de acadêmicos de cursos de graduação e Pós-graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
Envie suas dúvidas, sugestões e comentários! Venha interagir conosco!